Mulher e maquiagem

segunda-feira, fevereiro 02, 2009


Um texto de minha amiga, Alessandra Leão: 

A evolução e aperfeiçoamento da maquiagem fez com ela se transformasse de mero artifício de vaidade em acessório complementar e indispensável aos cuidados pessoais.

O registro mais antigo do uso de produtos de maquiagem foi no Egito, quando as mulheres maquiavam os olhos de verde escuro logo abaixo da pálpebra de baixo e, com kohl, escureciam os cílios e as pálpebras superiores.

Judeus e romanos também eram fãs do kohl. Na Renascença italiana, pós especiais eram usados para cobrir o rosto - um deles, a Acqua Toffana, era feito de arsênico! Aliás, não faltaram outros venenos na história da maquiagem: muitos produtos utilizavam mercúrio, chumbo e ervas venenosas. O resultado imediato devia ser fantástico, mas a longo prazo surgiam estragos na pele, dores e até a morte.

Hoje a maquiagem contém vitaminas, nutrientes, hidratantes, filtro solar, são testadas dermatologicamente e não obstruem os poros. São verdadeiros tratamentos que ajudam a proteger e nutrir a sua pele ao longo do dia, além de valorizar os traços e corrigir imperfeições.

A maquiagem pode ser feita a partir de dicas muitos simples. A preparação da pele é um requisito básico - ela deve estar limpa e hidratada. Uma maquiagem sem complicações para o dia-a-dia pode envolver apenas um corretivo adequado, pó, rímel e batom ou gloss. Um pouco mais de cor pode ser conseguida com sombras para os olhos, blush ou pós bronzeadores. Para maquiagens mais elaboradas, o uso da base é fundamental. E um toque de luz, com os novos produtos iluminadores, produz resultados fantásticos.

Qualquer um consegue fazer uma maquiagem simples, utilizando os produtos adequados e seguindo algumas dicas básicas. A maquiagem não precisa ser guardada apenas para as ocasiões especiais ou importantes. Ela deve ser usada como complemento ao seu estilo pessoal.

Da mesma maneira como você se veste todos os dias buscando adequar as roupas à sua personalidade e à imagem que quer ou precisa passar aos outros, a maquiagem também deverá ser elaborada com este intuito. A sua maquiagem será incorporada ao seu estilo e ajudará a expressar a sua personalidade.


Por isso, não desperdice essa grande prerrogativa feminina que é a arte de se maquiar. Mesmo que você use apenas um batom, um gloss, não podemos deixar nosso lado feminino, sutil e delicado de lado!

POSTS RECOMENDADOS

0 comentários

Modest Fashion Network

Curta no Facebook

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck