Ainda as calças femininas (e as camisas...)

sábado, maio 22, 2010

Por que alguns que sustentam que as mulheres católicas não podem usar calças compridas defendem que elas possam usar camisas? O argumento de que as calças são parte do guarda-roupa masculino não serve para as camisas também? Por que camisa de botão, que homem também usa, pode, e calça não?

Alguns blogs que condenam tão veementemente as calças femininas promovem camisas femininas... Parece um contra-senso! E não se diga que as camisas mostradas são feminilizadas, pois as calças também pode ser femininas.

Está na hora de deixarmos nossas ideologias, nossas opiniões de lado e, quando se trata de modéstia e costumes, ficar com a voz da Igreja, que não condena o uso de calças por parte das mulheres.

Aliás, Santa Gianna Beretta Mola, inegavelmente um exemplo de mulher modesta e virtuosa, usava calças. Uma mulher que usa calças e ganha o céu... Estaria ela "desobedecendo" ao Cardeal Siri? Ou ela, uma médica conceituada, militante da Ação Católica, não teria a formação intelectual para perceber a "maldade" da calça comprida feminina?

Enfim, as numerárias do Opus Dei, sempre exemplo de ortodoxia e fidelidade ao Magistério, usam calças compridas. Já foram proibidas, décadas atrás, mas hoje é lícito que se as use. Isso prova que, embora a moral e a modéstia sejam absolutas, sua exteriorização, digamos assim, varia conforme o tempo, a cultura, as circunstâncias...

POSTS RECOMENDADOS

4 comentários

  1. Querida amiga, qro fazer um desabafo.
    Estou completamente CANSADA dessas que buscam a modéstia com o pretexto se vestirem como Nossa Senhora. Ora, não somos como ela! Não somos religiosas. Somos esposas, mães, estamos no mercado de trabalho...
    Acho maravilhoso o apostolado da modéstia, onde hoje, vemos uma banalização no se vestir.
    Meu esposo usava um cordão com uma cruxifixo mto gde. Um padre da Fraternidade, na época o aconselhou guardar o cordão debaixo da blusa, pois ele não era padre, nem religioso consagrado e não era pretexto para usá-lo assim. Ele mesmo, meu esposo concorda com o uso de calças femininas e elogia mto qdo eu uso. Tenho usado mais saias ultimamente, mas às vezes é impossível, pois uma mulher nem sempre está depilada, pois há a necessidades de espaçamento entre as depilações, não é mesmo?`
    Queria mto que o Santo Padre fizesse alguma exortação sobtre a modéstia, mas sábia como a Igreja é, nunca irá colocar códigos de vestimenta.
    Estou contigo nesta luta!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de lembrar que o pronunciamento do Cardeal Siri invocado pelos defensores da proibição das calças foi emitido quando este era arcebispo de Gênova, não sendo vinculante aos católicos do mundo inteiro, como querem fazer parecer.

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline, encontrei seu site na net e achei um pouco confuso o seu conceito de modéstia... o caso das calças, o fato maior não é em ser masculino, mas sim em marcar as belas curvas da mulher, e ficar sensual, vc se refere a santa Gianna, e na unica foto que encontrei ela de calça, nào me pareceu nem um pouco sensual, como os muitos modelos que vc coloca em seu blog, mulher moderna... ser feminina??? ou ser sensual??? aqui só vejo modelos de roupas sensuais... meu marido também elogia muito quando eu coloco calça, mas não apoia que eu saia na rua assim... Se atrai a ele, vai atrair e levar outros ao pecado também... querer se parecer com as pessoas que não amam a Deus, copiar os modelos de pessoas imodestas e levadas pela carne, nao me parece católico. é muito confuso seu ponto de vista, mas se tiver boa vontade acredito que vai amadurecer... Dizer que a vestimenta varia conforme o tempo, a cultura, as circustancias, seria dizer que devemos ceder aos apelos da carne, pois as calças e as roupas justas que as mulheres usam hoje em dia, são para atrair, não tem outras funções a não ser um monte de baboseiras que a vaidade inventa...

    ResponderExcluir
  4. Dafny,

    "Dizer que a vestimenta varia conforme o tempo, a cultura, as circustancias, seria dizer que devemos ceder aos apelos da carne"
    .
    Os homens na época de Jesus se vestiam de um jeito (túnicas), na idade média de outro, no século XIX de outro, e no século XX ainda de outro. Será que a vestimenta dos homens pode mudar de acordo com o tempo, a cultura, as circunstâncias e a das mulheres não???!!!!

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck