Vinde, Espírito Santo! - Novena de Pentecostes

sexta-feira, maio 30, 2014

Ontem comemoramos na Igreja a solenidade da Ascensão do Senhor, quando Ele subiu aos céus para continuar a reinar à direita do Pai, e de onde virá para julgar os vivos e os mortos. A partir de hoje, então, a exemplo dos Apóstolos e da Virgem Maria, aguardamos a descida do Espírito Santo em Pentecostes.



De fato, a Igreja recolheu, da piedade popular, numerosas novenas em preparação a festas ou em devoção a algum santo ou mistério da vida de Jesus, ou mesmo para alcançar graças particulares. Mas a única novena, digamos assim, oficial da Igreja é a novena de Pentecostes. Isso porque quem a institui foram os próprios Apóstolos. Depois que Cristo subiu aos céus, nos conta a Bíblia que eles, junto de Maria, se reuniram no Cenáculo, a mesma casa onde tinha sido celebrada a Última Ceia, aguardando a força do alto que viria. E na festa de Pentecostes, que os judeus já celebravam, Ele, o Espírito Santo, desceu com poder sobre os que estavam reunidos nessa novena em oração. Os Apóstolos e Nossa Senhora clamaram pela vinda do Espírito durante os nove dias e foram cheios do poder de cima mandado pelo Pai e pelo Filho.

Hoje, portanto, iniciamos essa novena, esperando a solenidade de Pentecostes que será celebrada em breve. Imitamos os Apóstolos e pedimos a vinda do Espírito, que, aliás, não se limita a vir a nossas almas na festa, mas nos chega pela fé e pelos sacramentos, e habita nosso coração quando estamos em graça. Como os Apóstolos, iremos nos reunir junto de Maria Santíssima, que é nosso exemplo maior de feminilidade e de modéstia. Ela, a Rainha da Modéstia, nos há de alcançar as graças que precisamos para viver santamente nossa condição de mulheres e nos vestir de acordo com a nossa dignidade. Peçamos ao Espírito Santo que no Pentecostes que se aproxima, Ele possa nos abençoar com esses dons!

Aqui em casa, apesar da bagunça da mudança que estou coordenando para a transferência de cidade do meu marido e da nossa família, encontramos um tempo para honrar essa bela tradição católica de fazer um novenário de orações em preparação a Pentecostes. Faremos, nessa novena, o canto da Seqüência própria da Missa de Pentecostes, e, na Vigília, leremos os textos bíblicos da data.

POSTS RECOMENDADOS

0 comentários

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck