Meu look no dia do gaúcho

domingo, setembro 21, 2014



Ontem, 20 de Setembro, foi a data magna do gaúcho riograndense. O dia em que comemoramos a Revolução Farroupilha, o estourar de uma guerra de dez anos pela autonomia da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul frente à tirania da Regência que se instaurou entre o Primeiro e o Segundo Reinados do Império do Brasil. Os riograndenses lutaram pela diminuição dos tributos, pelo direito de escolher o presidente da Província e por maior representação política na Corte. Todos os anos, no dia 20, há manifestações do forte sentimento patriótico do gaúcho do Rio Grande, com festas, desfiles de piquetes a cavalo, e até uma semana inteira de preparação, a Semana Farroupilha, com shows de música nativista, bailes e fandangos, tertúlias, apresentações artísticas do folclore gauchesco, exposições, palestras culturais, encenações de batalhas.



Eu fui criada em Piratini, cidade dos meus antepassados, desde meu bisavô que aqui ergueu uma estância no 5º Distrito. Para cá voltei esse ano com meu marido e nossos filhos, e compramos uma casa na cidade, além de estarmos trabalhando na fundação de outra estância ao lado da histórica fazenda da família. E Piratini foi justamente a primeira capital dos farroupilhas quando, na guerra contra o Império, proclamaram-se uma república independente. Em Piratini conservam-se as casas dos nossos principais generais e coronéis, dos líderes civis do povo, as sedes do governo republicano revolucionário e dos ministérios, e as mesmas ruas com as pedras pisadas pelas tropas da cavalaria farrapa. Aqui o dia do gaúcho e a Semana Farroupilha têm mais razão de ser, pois foi o coração de onde partiram as ordens de guerra durante a nossa epopéia, durante o chamado decênio heróico.

Claro que fomos prestigiar o desfile dos cavalarianos. Meus filhos todos pilchados: a Maria Antônia e a Theresa de vestidos de prenda, e o Bento de bota, bombacha, lenço, colete e boina. O Rafael, meu marido, sempre pilchado a capricho, como um caudilho. Meus sogros e meus pais acompanharam conosco, e nossos sobrinhos, Victor e Maria Laura, ele de peão, ela de prenda, também. Após, meu cunhado e sua filha, Maria Clara, de bombachinha rosa e alpargata, apareceram e se juntaram ao pessoal para comermos um autêntico assado gaúcho feito pelo Rafa. 

Não pude botar vestido de prenda nem bombachas por conta da gravidez, mas montei um look bem elegante, na moda, de inspiração visivelmente campeira e, ao mesmo tempo, contemporâneo. Uma calça de montaria, com detalhes em couro sintético, verde petróleo, um par de botas marrons de montaria, blusão fininho básico sem camiseta por baixo, e um pala lindo e estiloso que tenho usado com frequência por fazer um belo diálogo entre o tradicional e o moderno.

Vejam as fotos, algumas em nossa casa, outras no desfile, e, enfim, também na volta do galpão de festas que estamos reformado (por isso os "problemas" no chão ou na volta da piscina, tudo improvisado com em qualquer obra).

O detalhe da calça de montaria com a bota e o pala por cima. Eu amei essa calça, a cor, o estilo, o couro sintético na frente, o caimento. E paguei baratíssimo: 29,90 em uma promoção que eu não pude resistir!! Uma calça dessas geralmente é muito mais de 70,00. A bota é uma das minhas antigas, uso bastante. Foi cara, claro, mas resistente, durável, de qualidade e clássica, atemporal.


E aqui o detalhe dos brincos estilosos que comprei faz poucos dias: na frente brilhantes e atrás pérolas. Sim, um brinco "dos dois lados". Em vez de uma simples tarracha, uma pérola. Lindos e fashionistas!


Mais detalhes da calça.


POSTS RECOMENDADOS

2 comentários

  1. Aline, vc tem que comprar um vestido de prenda para grávidas.... kkk
    E a barriga dando seus primeiros sinais visíveis q tem uma vida se formando dentro... linda!!!!
    Teus filhos estão uma gracinha, mas as meninas de prenda estão muito fofas!!!!

    Bjs! Fátima.

    http://www.blogdacividini.com/2014/09/look-do-dia-jantar-em-dias-fresquinhos.html

    ResponderExcluir
  2. Que família linda a sua,seus filhos lindo,que Deus lhe abençoe cada vez mais.

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck