Dia de Ação de Graças - como comemorar com estilo e fé

segunda-feira, novembro 20, 2017

Dia de Ação de Graças - como comemorar com estilo e fé

Na próxima quinta-feira, dia 23 de novembro, comemoramos o Dia de Ação de Graças.

Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é só uma data que consta do calendário norte-americano. Embora realmente não seja um costume muito presente nos lares brasileiros, o Dia Nacional de Ação de Graças, importado dos Estados Unidos, é uma data oficial do calendário nacional estabelecida em lei federal.

Vou repetir um texto do meu marido em outro blog, fazendo breves adaptações.


Em nossa pátria, tal festividade civil foi colocada no calendário oficial pela Lei 781, de 17 de agosto de 1949, pelo presidente Mal. Eurico Gaspar Dutra, estabelecendo que seja celebrada na quarta quinta-feira de novembro, exatamente como fazem os americanos. Já em 1965, o Decreto 57.298 regulamentou a data, ordenando, por exemplo, que o presidente da República, ou o Ministro da Justiça, por sua delegação, faça um discurso na véspera, e que as unidades militares promovam cerimônias religiosas especiais em sua alusão. Pelo que me recordo, isso não tem sido respeitado, talvez em nome de uma mal entendida compreensão do que significa o princípio do Estado laico em nossa Constituição.



De qualquer modo, é uma data em que, sobretudo nós os cristãos, temos o que celebrar. Sempre é dia de agradecer a Deus pelas bênçãos concedidas. E ter um dia em que as famílias, instituições, organizações, igrejas, e todo o tipo de associações, se reúnem para render esse agradecimento de modo oficial e público, é, também, em si, uma bênção.

1. Programação 

Temos de nos organizar com antecedência. É preciso um jantar especial. Em muitas famílias americanas, como é feriado, o normal é ter um belíssimo jantar com tanta celebração, solenidade e alegria quanto a Ceia de Natal. Talvez não precisemos chegar a esse requinte, até porque o costume não é tão arraigado em nossa cultura. Devemos, todavia, tentar dar o melhor para Deus em forma de gratidão - que é o espírito desse dia - até nessas pequenas coisas.

Convidemos nossos familiares, se eles estiverem dispostos a render graças a Deus e manter um clima espiritual cristão. Do contrário, faz só façamos só com os da nossa casa.

2. A melhor louça e os melhores talheres

Há em nossa casa uma prataria, uma boa louça, só usada em ocasiões especiais, como no Natal Natal, em um jantar chique, na recepção de convidados importantes? Então, é hora de usar tudo isso também no jantar de ação de graças. Demos o nosso melhor. Não é questão de ostentação ou de riqueza: dentro das condições sociais e financeiras de cada um, devemos fazer o melhor. 

Algo a observar com cuidado: pratos e talheres dispostos ao modo tradicional sobre a mesa.


3. Cardápio e bebidas

Os pratos característicos do Dia de Ação de Graças americano nem sempre são fáceis de encontrar ou preparar. Sugestões temos aos montes no Google. Basta procurar.

 

Aqui vou sugerir o que tem funcionado para nós e que tanto respeita a tradição americana quanto é fácil de encontrar e preparar no Brasil (ou ao menos aqui no Sul):

  • Farofa
  • Purê de batatas
  • Peru (ou frango) recheado e assado
  • Torta de abóbora com chantilly
  • Molho de geléia (morango ou mirtilo ou framboesa funciona muito bem)
  • Sopa de moranga (mogango ou abóbora)
  • Batata doce caramelada
  • Milho cozido
Algumas fotos do Dia de Ação de Graças em nossa casa ano passado:







E agora fotos de jantares do Dia de Ação de Graças em nossa casa em anos anteriores:






















Para acompanhar, vinho branco ou espumante. Se for vinho branco, é bem típico da data que seja um frisante, ideal para essa época de calor no Brasil. Particularmente, aqui gostamos bastante do frisante italiano branco do tipo Lambrusco, tipicamente produzido na região da Emilia Romagna. Há várias marcas de Lambrusco, e o que mais nos apetece aqui é o Cavicchioli. Também costumamos tomar os espumantes do tipo Asti, italiano típico do Piemonte. Igualmente há várias marcas, e gostamos muito da Zonin. Enfim, um vinho branco que naturalmente se torna adocicado pela colheita tardia, especialmente este Late Harvest (Cosecha Tardia) da chilena Concha y Toro, é excelente como sobremesa. São vinhos acessíveis, e podem ser encontrados no Brasil facilmente.


4. Decoração

Já falamos nos talheres e nas louças. Mas a mesa também precisa ser bonita, com a melhor toalha. Temos guardanapos de pano? Usemos! Não temos? Paciência, demos nosso melhor e sejamos gratos a Deus pelo pouco que temos. 

Mesmo com pouco dinheiro e com o material que temos em casa, podemos fazer uma bonita decoração de Ação de Graças para a mesa e para a sala de jantar. No Pinterest, se acha bastante coisa nesse sentido.

 

Algumas idéias: um pote de Thanksgiving (de vidro, decorado com motivos/dizeres alusivos à data), onde as pessoas colocarão papéis com os motivos pelas quais elas agradecem a Deus e depois podem ser lidos; velas, flores e pinhas, como no Natal, em forma de arranjo, sobre a mesa; usar porta-guardanapos para os guardanapos de tecido (de preferência bem decorados e bonitos); velas sobre pequenas abóboras; aromatizador de ambiente na sala e no lavabo próximo; um belo capacho na frente de casa; uma tabuleta com um trecho bíblico sobre a gratidão a Deus.


Aliás, quem sabe imprimimos vários cardápios dizendo o que terá de comida e coloquemos sobre o prato de cada um?

 

5. Ação de Graças e demais aspectos religiosos e seculares

Podemos cantar alguns hinos de ação de graças, rezar o Te Deum em latim, recitar um salmo que fale da gratidão a Deus, tudo antes do jantar. Se houver Missa e disponibilidade de assisti-la, que possamos acorrer a ela em família, igualmente antes do jantar. Já sentados à mesa, o chefe da família pode conduzir a oração pedindo que cada um agradeça a Deus com suas palavras, em voz alta, por coisas bem concretas e específicas, e ele, o chefe, fará a oração final de bênção da comida.

Após jantarem, podem cantar algo religioso ou mesmo secular que os divirta e demonstre que estão gratos por se reunirem em família. Para quem gosta de futebol americano (meu marido ama), a NFL sempre transmite três jogos especiais da temporada durante o dia.





Como falado, escolhamos a melhor a roupa. Os homens podem usar traje com gravata, se podem. Não é necessário passeio completo e muito menos black tie (ou rigor), exceto se for um banquete realmente fino com pessoas ilustres e a ocasião demandar algo do tipo. Basta um traje passeio (também conhecido nos últimos tempos por esporte fino), de preferência com gravata. As mulheres usem algo equivalente também.

Aqui sugestões de looks para mulheres com fotos minhas. Tem para todos os gostos, com looks mais formais e mais casuais, mas todos elegantes para a festa.
















Meu marido gravou um vídeo ano passado dando idéias de como comemorar o Dia de Ação de Graças. Confere abaixo:



E não esquece de me seguir no Bloglovin e no Instagram.


POSTS RECOMENDADOS

2 comentários

  1. I love your beautiful tablescape! It's so pretty, and I love all of the amazing dishes! Pumpkin pie looks so delicious!

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck