Pra quem acha que calça em mulher é imodéstia...

quinta-feira, dezembro 10, 2009

O Pure Fashion é um apostolado do Regnum Christi que tem por objetivo promover a modéstia, o pudor, a virtude da pureza, na moda feminina. Em outras palavras, combater a moda excessivamente sexualizada, sensual, presente em até mesmo roupas bonitas, caras e aparentemente elegantes. Chegamos ao ponto em que não é preciso a moda ser vulgar para ferir a modéstia: muitas roupas até mesmo consideradas elegantes acabam ferindo o pudor.

Pois bem, o Pure Fashion está aí para isso: promover as virtudes, sem fazer a mulher e a menina perderem a feminilidade e a elegância.

Alguns, a pretexto de lutar contra a extrema sensualidade de boa parte da moda atual, que não valoriza a mulher, mas só seu corpo, acabam por defender um outro extremo: não apenas usam uma puritana fita MILImétrica em todas as saias e vestidos, como proíbem, terminantemente, o uso de calças por parte de mulheres católicas.

Muito já escrevi e outro tanto escreverei sobre o tema.

Por ora, apenas deixo fotos dos desfiles de Pure Fashion. Neles, meninas, extremamente modestas, usam não só belas saias e vestidos, como calças: jeans, legging, bermudas... Alguém terá a coragem de dizer que as calças nas fotos abaixo são pecaminosas e contrárias ao pudor?













Enfim, outras calças de lojas especializadas em roupas MODESTAS. Será que lojas que são especificamente defensoras do pudor, mantidas por cristãos protestantes e católicos, e que se propõe justamente a "limpar" a moda feminina de seu teor sexualizado, estão erradas, na ótica das inimigas das calças para mulheres?

Para ginástica, evidentemente, ou para um passeio ou lazer em local adequado, cobrindo as partes pudicas.

Belos exemplos de calças jeans e sociais modestas em sites de lojas ESPECIALIZADAS EM MODÉSTIA!!! A calça não aparece bem porque o produto à mostra é a blusa, mas dá para ver que estão de calças as modelos.


A própria revista americana ELIZA (uma espécie de ELLE ou COSMOPOLITAN, só que em versão modesta e defensora do pudor, com uma visão católica de mundo) dá vários exemplos de roupas pudicas, entre as quais as calças femininas.

Muitas outros modelos de calças poderiam ser citados, até mesmo algumas mais justas. Não estou falando de justíssimas, "socadas", mostrando "tudo", mas um pouco menos folgadas, e mesclada a calça com uma blusa maior, ou sobre-legging, ou mesmo sem nada se for não tão apertada assim.

A questão não seria o TIPO de calça e o MODO (cobrindo, dependendo da calça, com algo as partes mais salientes, como o bumbum, por exemplo) como a usamos, bem como o AMBIENTE e a ACEITAÇÃO CULTURAL?


POSTS RECOMENDADOS

13 comentários

  1. Que pena que no momento eu não posso ter todas as roupas do desfile do Pure Fashion. Mas quando eu puder, comprarei tecidos, voltarei ao seu blog, salvarei as fotos, irei imprimir todas elas e levar para a minha costureira. Há modelos ma-ra-vi-lho-sos e mostra que saber usar a calça é uma excelente arma contra o pecado da castidade e ajuda, se adequadamente usada, a não ferir o pudor.

    Se soubermos usar a calça adequadamente, não há vestido ou saia que possa substitui-la em certos momentos. Até porquê, usar saia ou vestido até o joelho, mas justo até o talo, fere MUITO MAIS o pudor do que uma calça modesta.

    Parabéns pelo artigo, Aline,

    ResponderExcluir
  2. Tb gostei mt do artigo. Foi exatamente por esse motivo que comecei a acompanhar seu blog. Estava na dúvida a respeito dessa questão pois tinha ouvido algumas coisas a respeito e a "regra" era: MULHER NÂO PODE USAR SAIA. Ai O Pe. pediu que eu lesse seu artigo sobre o assunto...mas é sempre bom ouvir mais um pouquinho...rsrs
    Já escutei tb algo sobre a amostra do joelho..nas fotos aparece a menina com saia em que aparece o joelho. Muitas vezes tive receio de usar meus vestidos em que o joelho fica amostra...Seria escrupulo? Ou de fato o joelho aparecer seria uma falta contra o pudor. O mesmo vale para o ombro.Pq o ombro denota uma sensualidade tão grande como se pretende colocar quando se pede um bolerinho para missa por exemplo?Se a mulher estivesse com uma camiseta decente em que aparece apenas parte do ombro..tb precisaria esconde-lo?
    Bom, continuamos a trocar idéias sobre o assunto! Abraços Priscila - RJ

    ResponderExcluir
  3. Opa! Até que enfim alguém sensato no mundo! rsrsrsrs Não aguento mais ouvir esse endemonização de calça!
    E como a menina disse ai em cima, se o vestido for justo, fere muito mais o puder do que uma calça. É claro que a gente não tá falando de uma calça da Gang, né? Porque ai a finalidade da calça é aquela mesmo, a de ser provocante. Ademais, calça é tudo de bom! Parabéns Aline pelo texto! Adorei!

    PS: Já vi muitas dessas moças ai que ficam dizendo que mulher só pode usar saia ou vestido, colocando foto de desfiles do Pure Fashion. Quero ver por essas!!!!!! hahahahahaha!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa! Até que enfim alguém sensato no mundo! rsrsrsrs Não aguento mais ouvir essa endemonização da calça!
    E como a menina disse ai em cima, se o vestido for justo, fere muito mais o pudor do que uma calça. É claro que a gente não tá falando de uma calça da Gang, né? Porque ai a finalidade da calça é aquela mesmo, a de ser provocante. Ademais, calça é tudo de bom! Parabéns Aline pelo texto! Adorei!

    PS: Já vi muitas dessas moças ai que ficam dizendo que mulher só pode usar saia ou vestido, colocando foto de desfiles do Pure Fashion. Quero ver por essas!!!!!! hahahahahaha!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Priscila
    Td bem? Se quiseres me adicionar no orkut ou me mandar email, ok. Talvez fique mais fácil para nos comunicarmos, q tal?
    Não há problemas em mostrar uma parte dos joelhos ou um pouco dos ombros, quero que fique claro, que não temos medidas padronizadas. Como algumas mentes puritanas pretendem. Nós, Católicos, pensamos em cima de princípios. Uso saias q mostrem o joelho e blusas que mostram parte de meus ombros, sim. Mas dependem de uma série de fatores, como: lugar, ocasião, tipo de corpo, se a saia é justa ou esvoaçante, se a blusa é decotada ou justa, etc.
    O que vale é o bom senso e a modéstia acima de tudo. Bj. Adoro trocar idéias!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as fotos...

    Concordo com tudo que escreveu... Ah depois da minha cirurgia irei abusar hahahahahaha...

    Beijo menina bonita, elegante e contra revolucionária!!!!

    Chris :)

    ResponderExcluir
  7. Puxa...eu não tinha pensado nisso...acho que não dá pra andar por aí parecendo uma mulher de outros tempos antigos...a gente também tem que estar dentro da modernidade.Belas e modestas.`Temos que dizer não às calças justas e de contura baixa, são imorais!Eu queria saber porque não tem uma revista como essa Elize no Brasil, país da imodéstia no vestir!

    ResponderExcluir
  8. realmente alguns blogs são extremistas...colocam nas CALÇAS a culpa maior pela imodéstia da roupa. Pobres calças!Já foram incorporadas ao universo feminino.E agora resta deixa-las femininas. Este desfile mostra como uma mulher deve ser: linda,modesta e feminina,de saia ou de calça.
    Gosto muito do blog Rosa mulher,pq tem roupas lindas muiiito femininas lá!
    abraços!

    ResponderExcluir
  9. Se a calça for cintura baixa, mas for usada uma blusinha mais comprida que tape o "mostrar o cofrinho", ela se torna modesta?

    ResponderExcluir
  10. Aline,
    Tenho lido sobre o tema com muita curiosidade pois nem sabia que havia esse patrulhamento no catolicismo... Reconheço que para mim é uma grande novidade essa questão de roupas e modéstia...
    E de muito que percebo, atitude e conduta também contam, acrescendo ao que você disse no final do texto! ;-)
    Já vi gente indo a missa como se fosse a balada, no sentido de paquera... E por mais modesta que fosse a roupa - conceito que agora conheço - a atitude ou conduta era de "desesperada"... ;-)

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante o seu artigo! Eu não usava calças justamente porque ouvia as pessoas falando que era errado. Mas tive que começar a usar calças porque piloto moto e é horrível usar saia (mesmo com um short por baixo), me sentia nua e desconfortável. Usar calças me ajuda muito quando faço trajetos mais longos, fico protegida contra queimaduras solares, frio, vento e eventuais quedas. Sempre levo em conta o tipo de calça para não ficar muito justa ou indecente. Fiquei um pouco cismada no começo porque realmente não tinha o costume de usar calças, mas me sinto bem e feliz agora. :) <3

    ResponderExcluir
  12. Prezada, muito muito obrigada por esta postagem. Olha, vou dizer uma coisa. Saia pode voar, mas calça não. Já imaginou toda de saia, e um vento absurdo a levanta? Olha..Eu já faz tempo andei pensando em batinhas para usar com calças não tão frouxas nem tão apertadas. Só que não tive certeza. Olha...Assisti ao vídeo do Pe. Paulo Ricardo sobre a BATINA.E pela história da BATINA. Ele disse que todos os povos usavam roupas longas, nos dois sexos. Somente os bárbaros usavam calças, talvez por causa do frio. Acho que sim, você entende mais estes temas. Olha, e com a influencia barbara os homens começaram a usar calças, e os sacerdotes, ao invés de aderirem as calças, permaneceram usando batas longas distinguindo-se dos outros. De fato, as mulheres usarem calças tenha sido mesmo um projeto maligno de masculinização da mulher. Mas isto considerando o costume dos homens á época usarem calças, porque antigamente, nem homens usavam calças. Enfim...Sacerdotes e religiosas também usam longos, - ou deveriam - nem por isto são feminilizados, pelo contrário. Portanto, se você conseguir atestar o que estou dizendo...Confirma a sua tese em relação a esta endemonização da calça comprida, mesmo uma frouxa, ou bem elegante. Oura, o que tem de saia longa, pegando no corpo e sensualizante. Se é possível ser modesta de saia ( que pode ser discreta ou imodesta, porque não de calça? Veja se fui sensata nestas colocações.

    ResponderExcluir
  13. Stefani,

    Obrigada pelas colocações. São reflexões preciosas e merecem ser aprofundadas, certamente. São outros prismas e ajudam bastante na meditação desse tema. Parabéns. Foste muito sensata, sim!

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck