Blusas para amamentar discretamente

terça-feira, julho 19, 2011

Estamos em uma época de culto ao corpo. Nossa sociedade é extremamente sexualizada. Por conta disso, as mulheres acabam se mostrando peladas, no carnaval, na praia, e achando a coisa mais normal do mundo aquilo que, em sociedades cristãs e modestas, era tido como desnecessária exposição das partes íntimas.

E se o sexo e tudo a que ele se refere ocupam o centro de nossa sociedade descristianizada, nada mais coerente com isso que a exagerada preocupação com o formato do corpo, especialmente da mulher.

Falemos a verdade: amamentar, em geral, deforma, nem que seja um pouco, o seio. Há flacidez, o mamilo fica mais para baixo. Em um contexto cristão, isso é o de menos. Meu marido não deixará de me amar e me valorizar por isso. Tenho seu respaldo. Não é o corpo o centro de nossa atenção, nem a perfeição de um corpo 100% sexy o fundamento do amor conjugal. Por isso, posso ter quantos filhos quiser e puder, "deformar" meu corpo com a gravidez, "continuar a deformá-lo" com a amamentação, e isso não será motivo de grandes preocupações. Se puder fazer algo - uma cirurgia plástica, ginástica específica, cremes etc -, ótimo, farei. Se não puder, paciência.

Agora, em uma sociedade hedonista, em que as mulheres estão mais preocupadas em ficar sempre "gostosas" e mostrar suas conquistas - bumbum empinado, seios turbinados, coxas torneadas -, sempre nuas ou seminuas, a coisa é diferente. Como alguém que vive em função de sua "gostosura" tolerará seu seio flácido?

Pensando nisso, é que organizações preocupadas com a saúde das crianças fazem campanhas de amamentação. Visam a reverter esse quadro e colocar a maternidade no centro da preocupação da mulher, como um importantíssimo afazer. Todavia, parece que erram na mão, exageram na dose, em seu discurso romântico e adocicado, dando como exemplo mulheres que, ao amamentar, mostram seus seios em público.

Sim, a amamentação é um ato de caridade, é linda, é importante, e precisamos combater o hedonismo egoísta e a exagerada centralidade do corpo perfeito no rol de preocupações da mulher. Mas, não será um oposto exagero considerar que a mulher, ao amamentar, tem que mostrar suas mamas para todos? O ato é bonito, claro, porém não tem que ser discreto?

Por conta disso, sugiro as opções abaixo:









POSTS RECOMENDADOS

2 comentários

  1. OI,
    Sugiro um traje mais fácil de encontrar e que usei muito quando amamentava os meus filhos: o twin set. A gente ergue a blusa, mas o casaquinho "vela" o corpo.
    Outra coisa é ter uma mantinha ( ou uma fralda de pano), para jogar encima do ombro e cobrir o rosto do bebê.
    Abs,
    Marisa

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo post!
    Modéstia e elegância são fundamentais em qualquer instância.
    Sugiro o uso de pashiminas ou lenços para velar o sei durante a amamentação, caso não se encontre tais roupas sugeridas.

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck