Moda na academia de ginástica

domingo, novembro 25, 2012

A modéstia, sabemos, é absoluta, mas a aplicação de seus princípios é circunstancial. Não conseguiremos tirar proveito suficiente da atividade física, por exemplo, com longos vestidos...  Obviamente, isso não nos conduz ao relativismo de considerar que a maioria das modas fitness que vemos por aí seja agradável aos olhos de Deus. Claro que não! É preciso bom senso, correta formação da castidade e apreensão do conceito de pudor, além de um bom espelho e "semancol", para que não caiamos no ridículo. E, sinto dizer, acho que 90% ou mais das meninas que frequentam a academia de ginástica, algumas sem querer (outras nem tanto, pois querem mesmo posar de "gostosas" e atrair olhares), acabam vestindo-se desse modo, já dissemos, ridículo...
Sem entrar na idéia de estabelecer listas de pode e não pode, ao estilo gnóstico, podemos, pela análise da situação, entender que o que alguns grupos mais radicais de pregação da modéstia consideram imoral, nada verdade não é, pela própria circunstância do que se quer na academia de ginástica, ainda mais quando, e isso é o IDEAL (mas nem sempre possível), se treina em horário só para mulheres.
A roupa de ginástica é mais “diferenciada”, pois se requer liberdade para executar corretamente o exercício, para aguentar o suor, para não perder sustentação dos seios, para “isolar” os músculos e fazê-los trabalhar melhor, para impedir lesões… Isso deve ser levado em conta na hora de julgarmos, rapidamente, que a peça é imodesta. Deixar de verificar que as circunstâncias fazem variar a aplicação dos princípios é prender-se a um modelo moral que nunca foi o católico.
Pela evidência, todavia, sabemos que, ainda com toda essa aplicação relativa dos princípios absolutos, há coisas que saltam aos olhos que NÃO parecem adequadas: tops altos sem camisa por cima e mostrando a barriga, macaquinhos, calças leggings/bermudas coladas na rua sem nada que tape o bumbum, shorts fora do estritamente necessário, coisas muito "socadas" principalmente quando se está fora de forma e as cores são berrantes, visual “mulher-fruta”, decotes exagerados, estampas muito chamativas, maquiagem excessiva etc.
Algumas são adequadas para certos tipos de exercícios, outras para outros. A adequação de um traje dependerá do tipo de corpo, do tipo de exercício, do local, da temperatura, da presença de homens etc. Por vezes, uma legging cobrindo o bumbum com um moleton amarrado à cintura, ou, se for longo, vestido mesmo, ou uma camiseta mais larga, e até mesmo um short por cima da calça. Ou calças mais folgadas, a depender do exercício e do clima, ou até justas que não sejam leggings. Ou mesmo legging sem cobrir totalmente, se for uma cor mais neutra e se chame a atenção para cima e não se tenha essa área avantajada (todavia, é perigoso e não convém arriscar).
Que não se mostre a barriguinha nem a totalidade do bumbum, na presença de homens, nem se delineie por demais as coxas se forem bem torneadas.

Algumas sugestões nossas nas fotos abaixo. Claro, devem ser analisadas as condições de cultura, tipo de corpo, qual a atividade, e fazer as necessárias adaptações.
Warning: Too much exercise could cause fertility problems in women
Moda-Fitness_ACRIMA20110626_0021_23
Padrão da Polícia Militar da Bahia

A Shabby Apple, especializada em moda recatada nos EUA e administrada por cristãs preocupadas com as virtudes da modéstia e do pudor, têm sua própria linha de fitness fashion:
468 469 470 471 464 464_3_ 463_2_ 463_4_ 462_4_ 462_6_ 461_5_
Outros exemplos:
Para passear, realmente não dá, mas esse short realmente possibilita que o exercício (corrida) seja feito da melhor maneira. Não é por exibicionismo que se o usa, mas para manter a saúde. Se não estiver tão quente, uma legging por baixo ajuda a manter ainda mais a modéstia.
Mesma coisa. Evidentemente, para outros exercícios não é necessário um short curto, devendo, pois, ser evitado.
Modesty Shorts
Se está muito frio, pode-se usar algo mais comprido:
Aluna-oficial do curso de formação da Polícia de Segurança Pública de Portugal


look image
look image
look image
19492210857874769_eDY1LuoE_c 58617232620659785_83WPwxFk_c 58617232620719703_Ty4c8qqg_b ashley-tisdale fitness
GroupFitness_4
Carve-Designs-Outland-Jacket-Teal-detail TER-633055-cyclistablack1_detail nux-T371-detail TER-630089-orchid_detail Jala-Clothing-TieDye-Twist-Tank-detail Carve-Designs-Kira-Tank-Rose-detail
0904-101-running 6629575-running-woman woman-running-on-beach K-G-Running-Woman-258 togatank1 Pippa-Middleton-Sporty-Clothes 13 renderImage 10194-nicole-veste-roupa-de-ginastica-mas-637x0-3 18e403353b6050781303196f83beb26d1 DSC_1081 DSC_0036 sim-7 06947014600 ginastica



POSTS RECOMENDADOS

2 comentários

  1. O post está ótimo, Aline!
    Explica bastante como devemos proceder na escolha das roupas fitness.

    Eu confesso que não gosto do short por cima de uma legging - acho feio.
    Mas entendo a intenção, e no meu caso, sou adepta na legging com camisetão por cima, que tampa o bumbum.

    Deixo a sugestão de dares exemplo de roupas para esportes aquáticos. Fiz natação um bom tempo e dividíamos a piscina com o pessoal de hidroginástica - viamos de tudo lá!
    Bons exemplos e maus exemplos.

    Beijão!

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck