Vivendo de forma santa a Semana Santa

quarta-feira, abril 16, 2014



A Semana Santa deste ano quero viver santamente, como em todas as outras desde que me converti (e uma Sexta-feira Santa bem celebrada, com respeito às normas litúrgicas, em 2003, foi fundamental para afirmar minha conversão). Mais empenho na oração, desligando a TV, rádio e internet no Tríduo Pascal, exceto para acompanhar atividades religiosas, e ajudando na evangelização dos nossos filhos.




Um conselho de um manual de espiritualidade do movimento de que faço parte pode ajudar:

“Se você fala muito, fale muito com Cristo; se você se distrai muito, distraia-se com Cristo; se andas olhando por todos os lados, fixe o teu interior para descobrir a Cristo...” (Cristo ao centro, n. 1732).

Além disso, faremos aqui em casa o Ofício das Trevas, na madrugada de quarta para quinta. O texto dele no rito novo pode ser achado aqui, e no rito antigo aqui. Sempre usamos o novo aqui em casa, alternando latim e português, mas neste ano faremos com o rito antigo e convidaremos um casal amigo, padrinhos da Theresa. Algumas imagens desse ofício, que nada mais é do que as horas canônicas de Matinas e Laudes rezadas juntas e com um rito especial do apagar das velas do candelabro, podem ser achadas no Google.

Na terça, lemos a Paixão segundo São Marcos, e na quarta a Paixão segundo São Lucas, conforme antigo costume da Igreja (e previsto no calendário antigo).

Quinta é o dia da Missa da Ceia do Senhor, com o lava-pés e a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e da adoração ao Santíssimo, como Jesus mesmo pediu aos Apóstolos que fizessem no Getsêmani.

Sexta, dia de abstinência e também de jejum, é um dia forte de penitência, com a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Adoração da Santa Cruz.

O sábado é dedicado ao silêncio e na noite já será Páscoa, com a Solene Vigília Pascal.

Enfim, Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor pede Missa especial e um banquete com cordeiro.

Abaixo algumas fotos das imagens cobertas, costume muito antigo da Igreja, durante as últimas semanas da Quaresma, e de momentos meus de oração com a cabeça coberta diante do Senhor, como manda São Paulo, Apóstolo.












POSTS RECOMENDADOS

4 comentários

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck