Vivendo de forma santa a Semana Santa

quarta-feira, abril 16, 2014



A Semana Santa deste ano quero viver santamente, como em todas as outras desde que me converti (e uma Sexta-feira Santa bem celebrada, com respeito às normas litúrgicas, em 2003, foi fundamental para afirmar minha conversão). Mais empenho na oração, desligando a TV, rádio e internet no Tríduo Pascal, exceto para acompanhar atividades religiosas, e ajudando na evangelização dos nossos filhos.




Um conselho de um manual de espiritualidade do movimento de que faço parte pode ajudar:

“Se você fala muito, fale muito com Cristo; se você se distrai muito, distraia-se com Cristo; se andas olhando por todos os lados, fixe o teu interior para descobrir a Cristo...” (Cristo ao centro, n. 1732).

Além disso, faremos aqui em casa o Ofício das Trevas, na madrugada de quarta para quinta. O texto dele no rito novo pode ser achado aqui, e no rito antigo aqui. Sempre usamos o novo aqui em casa, alternando latim e português, mas neste ano faremos com o rito antigo e convidaremos um casal amigo, padrinhos da Theresa. Algumas imagens desse ofício, que nada mais é do que as horas canônicas de Matinas e Laudes rezadas juntas e com um rito especial do apagar das velas do candelabro, podem ser achadas no Google.

Na terça, lemos a Paixão segundo São Marcos, e na quarta a Paixão segundo São Lucas, conforme antigo costume da Igreja (e previsto no calendário antigo).

Quinta é o dia da Missa da Ceia do Senhor, com o lava-pés e a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e da adoração ao Santíssimo, como Jesus mesmo pediu aos Apóstolos que fizessem no Getsêmani.

Sexta, dia de abstinência e também de jejum, é um dia forte de penitência, com a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Adoração da Santa Cruz.

O sábado é dedicado ao silêncio e na noite já será Páscoa, com a Solene Vigília Pascal.

Enfim, Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor pede Missa especial e um banquete com cordeiro.

Abaixo algumas fotos das imagens cobertas, costume muito antigo da Igreja, durante as últimas semanas da Quaresma, e de momentos meus de oração com a cabeça coberta diante do Senhor, como manda São Paulo, Apóstolo.












POSTS RECOMENDADOS

4 comentários

  1. Muito bom post! Parabéns, Aline.

    Juliana Chainho

    ResponderExcluir
  2. Gostei na nova "cara" do blog, Aline! Está muito bom... Que Deus abençoe seu apostolado!

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Curta no Facebook

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck