Modesta e elegante: 17 peças que não podem faltar em seu closet (sem gastar muito)

quarta-feira, maio 07, 2014

Muita gente acha que é super difícil montar um guarda-roupa que deixe a mulher realmente elegante. E quando, além da elegância, temos ainda que levar em conta o critério da modéstia, parece, então, uma situação desesperadora, uma tarefa quase impossível de realizar.

Contudo, não é algo que não se possa fazer. Sabendo as peças básicas que se deve ter, a tarefa é até relativamente fácil. E o melhor: não é necessário gastar muito dinheiro!

Com um pouquinho de esforço, claro, mas nada tão desanimador como a maioria das pessoas acha que é. Afinal, esforço é bom, ajuda a construir o caráter e a moldar-nos como quer o Senhor, né?



Ok, roupa precisa ser comprada. Algum dinheiro vai ser gasto nessa missão, mas tenho algumas dicas antes de passar a listar as peças que não podem faltar em seu closet. Não saia gastando muito por aí. Seja inteligente na hora de comprar, não tenha medo de bater perna, e prefira comprar poucas peças, mas de qualidade e atemporais, do que se encher de roupas, sapatos e acessórios que até aumentariam sua coleção, mas logo deveriam ser descartados, por serem datados demais ou por não terem qualidade. Fique de olho em promoções e aprenda a ver quais as que realmente valem a pena. Por vezes, uma promoção pode simplesmente vender uma peça de uma coleção passada, mas que é atemporal, é clássica, nunca sai de moda. Em outras, é apenas uma venda de uma peça com defeitos graves e de qualidade duvidosa. Enfim, encare a compra de uma roupa não como um gasto fútil, mas como um investimento: um investimento em sua imagem pessoal, um investimento em você mesma (e no seu marido e filhos, que adoram ver você linda).

Bem, é óbvio que existem outras peças de roupa que você pode comprar e ajudarão a compor um look distinto e elegante. As que listo abaixo são as básicas, as principais, um mínimo. Não se desespere, porém, se não tiver todas ou não puder adquiri-las de imediato. Faça planos, vá comprando aos poucos, sem sacrificar seu orçamento nem valorizando excessivamente a elegância de vestir - que é importante, e se não fosse, nem perderia meu tempo escrevendo aqui no blog, mas não pode ser transformada na única meta na vida. Use, por enquanto, o que você tem, erga a cabeça, capriche na maquiagem, ame a Deus e se ame. Isso é meio caminho andado.

1. Pretinho básico

O nome já diz, não? É básico! TEM que ter. Ok, se não puder, não fique triste. Planeje-se para comprar. Se, como eu disse, moda é investimento, uma peça que combina com tudo é uma grande ferramenta. Pode sair caro no começo, na hora da compra, mas se o pretinho básico senta com tudo e pode ser usado em várias ocasiões, e ser a base para jogar com outras peças de tal modo que se montem looks completamente diferentes uns dos outros, não deixa de, no fim de tudo, ser uma compra barata.






































Compre aqui pretinhos básicos longos.

Compre aqui pretinhos básicos em renda e brocados.

Compre aqui pretinhos básicos com peplum.

Compre aqui pretinhos básicos com brilhos e paetês.


2. Camisa branca

Vou me arriscar a dizer que é uma peça OBRIGATÓRIA. Se você não tem e está pensando em comprar uma outra roupa, deixe-a de lado e compre a camisa branca. Ela combina com tudo e pode ser usada tanto em um look casual como no trabalho e até mesmo em uma festa. Vai bem com todos os tipos de saia, com calça jeans, com calça de alfaiataria, com bermuda...



















Compre aqui camisas brancas.


3. Blazer branco

Como as demais peças é um clássico. Nunca sai de moda - embora nesta estação tenha vindo com tudo.


















Selecionei este casaco branco para você. Veja se você gosta e compre direto no link.

Este aqui também é lindo.

Enfim, compre este aqui também, que é perfeito.


4. Blazer preto

Nunca sai de moda, pode ser usado em festas, coquetéis, trabalho e no dia a dia. Item fundamental em um guarda-roupa feminino. E não precisa ser usado de modo clássico apenas porque é uma peça clássica. Até em estilos mais ousados, como o rocker, despojados, e modernos, ele senta super bem!





















Aqui tem dezenas de blazers pretos para você escolher à vontade e comprar os que mais gostar.


5. Saia lápis

Não é apenas uma saia típica de secretária, não. Embora seja usualmente trajada no look de escritório, tenha origem no ambiente corporativo, a saia lápis dá para usar até com camiseta! É versátil e dá um toque de elegância a qualquer composição.



























Olha essa lista de saias lápis para comprar. Você encontra diversos modelos em um só lugar!


6. Saia godê

Super rodada e de caimento perfeito, a saia godê ressalta a feminilidade. Embora possa ser usada por mulheres que tenham vários tipos de corpo, ela fica mais linda ainda em quem é reta.























7. Saia longa

O comprimento que ressalta sobremaneira a modéstia. É preciso ter cuidado para não compor um look muito "maria-mijona", mas com sabedoria, e cuidando as tendências, usando o visual clássico como parâmetro mesmo para quem adota outros estilos, é infalível!
































































Diversos modelos de saias longas para comprar online você encontra aqui, com facilidade de pesquisa e de pagamento.


8. Scarpin

Se é para usar sapato, que seja o clássico! Seja o scarpin tradicional, seja o boneca, dá um up em qualquer produção.


Você gostou? Compre seu scarpin aqui.


9. Lenço

Um lenço ou manta, de seda, cetim, lã, é um detalhe a mais em qualquer produção. Use e abuse e não só no inverno!



























Diversas opções de lenços para você escolher e comprar.


10. Jeans skinny

É uma calça que, por ser justa, precisa de certos cuidados para manter a modéstia. Leia o meu artigo sobre o uso das calças pela mulher cristã para ter um panorama maior e um guia para tomar as devidas precauções, tornando-se elegante e recatada ao mesmo tempo.

Ainda assim, bem usada, o jeans skinny pode ser trajado para um visual casual e mesmo para o ambiente de trabalho. Com scarpin, sapatilha ou bota, principalmente de montaria ou over the knees, fica perfeito!


























Quer adquirir o seu jeans skinny de maneira fácil e rápida? Clique aqui e compre online!


11. Calça de alfaiataria

Se você quer ser elegante, precisa usar mais vezes calças de alfaiataria. Ok, o jeans é legal, e dá para ficar deslumbrante com um bem usado, como mostrei acima. Mas a calça de alfaiataria, não só no trabalho ou em festa, mas no cotidiano, passa sempre a impressão de uma seriedade, de uma sobriedade, que é fundamental a um visual mais chic.



Calças de alfaitaria para comprar online!



12. Bota de montaria

Eu gosto de botas. Primeiro porque é algo elegantérrimo. Segundo porque sou gaúcha. E botas de todos os tipos, curtas, longas, médias, de bico arredondado, de bico fino, de salto, sem salto, pretas, marrons, coloridas. Mas a que mais gosto - e as que mais tenho, confesso - são as montaria, porque dão um toque rural a qualquer look. Item fundamental!










































Você se apaixonou pelas botas de montaria? Não perca tempo e compre a sua agora mesmo! Clique aqui e veja como é fácil.


13. Colar de pérolas

Não há maior símbolo de elegância, sofisticação e refinamento do que as pérolas. Verdadeiras ou fake (mas de qualidade), são essenciais em qualquer guarda-roupas feminino. Aposte nelas. Use de noite e de dia, com look de trabalho, em festa ou no dia-a-dia. Até com jeans, com composições rurais e modernosas, ela cai muito bem e confere a qualquer montagem de vestuário um poderoso sinal de feminilidade!

Só cuidado para não sobrecarregar o visual, hein?























































































14. Sapatilha

Tem calçado mais confortável do que sapatilha? E para quem pensa que é despojado demais, as fotos abaixo mostram que dá, sim, para ser elegante, com um calçado baixinho e bom para bater perna por aí.






15. Camiseta branca

Parece tão casual, mas combinada com uma saia ou uma calça de alfaiataria fica lindíssimo! Além disso, quem falou que o casual não pode ser elegante? Por vezes, o estilo minimalista pode ser deslumbrante! Item obrigatório!

Camiseta soltinha, padrão, ou segunda pele. Com casaco ou com sobreposição de outra camiseta ou ainda com uma camisa aberta por cima. Veja qual se adapta melhor ao estilo e ao conjunto das roupas, e não tenha medo de ser elegantemente simples!

Uma dica é usar camisetas brancas com aplicações.


16. Vestido de poá

O clássico sempre funciona super bem, né? Vestido de poá, de bolinhas, ou polka dot, tanto faz como o chamemos, é, além de elegante, muito prático. Muda-se o casaco e o visual é outro. Com blazer, é ideal para o trabalho. Com jaqueta de couro, por sua vez, fica mais moderno. E só o vestido, temos um visual ultra romântico.

É o vestido ideal para ressaltar a feminilidade, no estilo ladylike.



17. Camisa social colorida

Enfim, a 17ª peça que considero essencial para um closet modesto e elegante: a camisa de outras cores que não a branca.












POSTS RECOMENDADOS

3 comentários

  1. Oi, Aline! Ia sugerir um post assim... que legal! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!

    Tenho lido sobre esse assunto há um tempo pois quero renovar o guarda roupas. Confesso que me 'padronizei' no pensamento "vestidos abaixo do joelho e apenas ele e nada de calças" mas estou cansada. Acaba que para meu corpo fica bem pior essa restrição toda. Sou baixa e gordinha, especialmente na região da barriga. Ainda tenho cintura; minhas pernas sempre foram grossas e meu quadril largo. E tenho muiiita dificuldade em me vestir. Acho que lendo seu post estava fazendo tudo errado! De essencial que vc colocou só tenho o blazer preto (que não é tão básico nem estruturado, mas uso muito) e a saia lápis preta, mas que só usei UMA vez numa entrevista. Tenho também um sapato boneca de salto alto. Acho que é igual o seu, só que chumbo. (da marca Melissa) Quase não o uso tb. :/

    Vou continuar lendo o blog e no final do mês bater perna pra ver algumas coisas que possam me cair bem. A esperança é a última que morre né rsrsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Evelyn, que alegria te ter por aqui e saber que lês meu blog. :)

    Obrigada pela mensagem e pelo depoimento de humildade. Na verdade, não dou regras fixas, mas dicas a partir da minha experiência e do que leio e pesquiso sobre moda. Tomara que dê certo tua batida de perna. Confiança e coragem, querida!

    Beijão,

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Curta no Facebook

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck