Não é preciso ser rica nem ter tempo de sobra para andar bem vestida: 10 super dicas!

sábado, setembro 27, 2014

Conversei dias desses com uma amiga que também é mãe de cinco filhos lindos. Ela me relatou que tem grande dificuldade em combinar roupas e acaba escolhendo o que as vendedoras lhe empurram ou o que vê nos manequins, prontos, como sugestão.

Bem, cair em conversa de vendedora é muito comum, até porque um palpite dela uma vez ou outra ajuda, desde a potencial compradora tenha discernimento correto. A sugestão de roupas montada pela loja que está em um manequim (o “look completo”) é muito boa, mas há o risco de a pessoa chegar em casa e aquele conjunto não combinar com nada, só com ele mesmo. Nem sempre um look completo que fica bem em um veste bem o outro.


Um guarda-roupa deve ser inteligente. Aqui vão umas dicas pra quem não tem tempo, dinheiro e nem disposição para montar looks eficientes:



Guarda-roupa organizado.

Na bagunça fica impossível ser prática. Se somar o tempo que se leva procurando uma roupa todos os dias durante a semana é o dobro do tempo que se leva organizando o armário.




Descarte o que não usa mais.

Eu uso a máxima de que se não usei no ano anterior nenhuma vez é porque não usarei mais. Salvo caso de gestação, cirurgia e outros casos que impediram o uso daquela roupa naquela época.

Comprou roupa nova e o armário está muito cheio e não cabe todas suas roupas? Está na hora de doar.

Pra que vinte calças jeans? Cinquenta pares de sapatos? E muitos deles iguais! Será que não é demais? Não cabe? Ainda que não estejam acabadas as roupas é hora de se desfazer de algumas. Sem apegos.



Eleja três cores que combinem entre si e que fiquem muito bem em você.

A partir dessas é que você poderá comprar peças básicas para usar, que combinarão com as outras, mais fashionistas ou ousadas e coordenar com acessórios. A base precisa ser montada antes do que apenas é um plus. E essa base parte das cores que você descobriu mais combinarem com o seu estilo, com a sua pele etc.



Exemplo: elejo marrom, bege e creme. Tenho 5 blusas com essas tonalidades, básicas sem estampas, três calças, duas saias e dois casacos. Pensa quantos looks dá pra compor? Aí é só investir nos acessórios. E mesmo outras roupas mais “da moda” vão coordenar com o básico.

Fuja de estampas.

Bem, não é para fugir SEMPRE. Mas se você não tem dinheiro nem tempo de ficar procurando algo estampado que realmente deixe seu visual bonito, é melhor, ao menos por ora, deixar isso de lado.

Foque na estampa, nesse momento, apenas pra acessórios, echarpes, bijus, tiaras e etc. Além de dar um glamour no visual, é muito mais barato que uma roupa. Ademais, dá para trocar toda hora.




É bom, também, ter uma peça com uma cor diferente das três eleitas mas que combine com todas para uma vez ou outra compor um visual diferente.

O seu melhor amigo é sempre o bom-senso e o espelho. Um olhar crítico e aguçado ajuda qualquer um.



Moda existe pra dar uma tendência e não nos escravizar.

Aquilo que é ditado contra nossos costumes, contra a moral, a modéstia e que nos fica feio devemos fugir.

9º Vista-se sempre de acordo com sua idade.

Assim como é ridículo uma senhora usando roupas de mocinha é horrível uma guria de quinze anos usando maquiagem pesada e saltão 15 (ou assaltando o closet da bisavó para compor todo o seu visual).



10° Tenha uma postura alegre, confiante e sempre elegante.

Lembre-se que o seu exterior será o reflexo do interior e que você pode até estar vestida de Dolce & Gabanna: se não souber se portar, notarão mais em você o desleixo do que a grife ou a roupa bonita.


Recorde as grandes divas e seus famosos pretinhos básicos. Elas não precisavam nada mais do que isso e sua presença iluminada.


POSTS RECOMENDADOS

3 comentários

  1. I found your blog a week ago and I really like it (I almost read half of the posts)!!

    ResponderExcluir
  2. Wow, Valeria! Half of the posts! Congratulations on your dedication and thank you so much for liking both of my blog. It is a great joy to know that.

    Xoxo,
    Aline

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez você traz um excelente post, com dicas de ouro. Obrigada por nos ajudar a sermos mais belas e recatadas

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck