leitora pergunta: minha mãe não é muito compreensível em relação à questões como modéstia. O que fazer?

domingo, outubro 19, 2014

Uma querida leitora me envia uma pergunta. Omito seus dados por privacidade. Tenho certeza que muitas leitoras mais jovens que me acompanham podem sofrer de problemas semelhantes. Procurei ajudar um pouco com a minha experiência. Vamos lá.

PERGUNTA:
Boa noite Dra. Aline.
Eu já havia entrado em contato com você anteriormente entretanto acabei perdendo o e-mail que você havia me mandado.
Estou com uma dúvida que persiste há algum tempo e gostaria muito de sua ajuda: minha mãe não é muito compreensível em relação à questões como modéstia. Por isso, muitas vezes ela compra roupas imodestas para mim.
Já tentei conversar e explicar , porém ela não acha que é errado usar shorts, saias e outras peças do tipo. E quando não utilizo as roupas, ela fica chateada comigo, dizendo que devo ser mais feminina e usar roupas que meninas da minha idade atualmente usam (tenho 17 anos).
Gostaria de saber o que fazer em situações assim, já que não posso escolher e comprar as roupas que acho modestas, uma vez que sou estudante e dependo de minha mãe. Devo usar dessas peças para satisfazê-la ou não?
RESPOSTA:

21062009232 - Cópia
Boa noite, F.

Desculpa a demora, e obrigada pela confiança.



Sabe que temos sempre que obedecer aos pais e sermos bons filhos, ainda que os pais não sejam bons pais. Não que seja o caso de tua mãe, mas me parece que ela se guia por critérios do mundo.

E, a preocupação dela, também pode ter um fundo de verdade.

Vamos por partes:

1º - Devemos SEMPRE procurar a modéstia em nossas vestimentas, acima de toda e qualquer ordem. Por exemplo: Se tu trabalhasses em uma empresa e te dessem uma minissaia como uniforme, deverias usar? Evidentemente não. Quando receberes uma roupa claramente imodesta, que não dê pra adaptar, nem transformá-la em modesta, deves agradecer, com muita caridade, guardar e não usar. Se te perguntarem se vais usar, nunca mintas, diga que não é o tipo de roupa que costumas usar. Não te estendas e nunca discutas. Não é ocasião para sermão ou bancares a pregadora de moral. 

2º - Deves também te fazer uma auto-crítica. Será que as roupas que tu andas usando não são demasiado sem graça, fora da tua idade e que te desvalorizem? Não é porque somos modestas que temos q andar fora da moda, fugindo de nosso contexto social e fora da idade.

3º - Mantenhas a alegria e a serenidade. Se, de todas as roupas, só tiveres uma que possas usar sem desvalorizar tua dignidade, paciência, agradece a Deus e nunca demonstres infelicidade. A maior beleza de uma jovem está em seu sorriso, serenidade e olhar puro.

Um beijo,
Aline

POSTS RECOMENDADOS

0 comentários

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck