Maquilagem, elegância e boas maneiras

domingo, julho 05, 2009

Por Maria Cândida Gonzaga Chedid
Todos os direitos autorais reservados exclusivamente ao Portal Brasil

MAQUILAGEM

A maquilagem é o vestuário para o rosto. Varia de acordo com a moda. Os produtos de beleza, sofrem modificações duas vezes por ano. Para a maioria das mulheres, que não podem viver sem maquilagem é indispensável possuir várias cores diferentes, a fim de escolher o tom que combina melhor com o horário e o vestuário. Para todas as mulheres, aconselho que sejam o mais natural possível, descrição é a fórmula certa.

Não há nada mais chocante do que uma mulher usar durante o dia uma sombra azul-forte, ou verde-vivo e, ainda mais, aparecer antes do por do sol com sombra cintilante.

Acne, oleosidade na pele, pele cansada e seca, podem ser tratadas com os produtos de maquilagem.

PELE OLEOSA

É de aspecto gorduroso. O tratamento consiste evitar cremes gordurosos, frituras e condimentos. Para este tipo de pele a alimentação terá que ser mais a base frutas, verduras, legumes pouca gordura, ingerir muito líquido e pouco doce, geralmente este tipo de pele traz muita espinha. Você pode usar produtos específicos e de grande resultados no tratamento.

Duas vezes por semana aplique uma compressa de camomila bem quente. Como os poros ficam dilatados, aplique loção adstringente em toda a área, menos ao redor dos olhos. Se preferir use água de rosas, é muito bom para este tipo de pele.

- Para a maquilagem Pan-Cake da Max Factor para pele oleosa. O Blush e a Sombra de preferência em pó.

- Para a pele com acne, a maquilagem obedece a seguinte ordem: Limpar bem com loção ou leite de base medicinal, pó translúcido numa camada bem fina. "Nunca se esqueça de tirar a maquilagem antes de dormir".

PELE MISTA

A pele mista, é mais oleosa no nariz, testa e queixo, e mais seca nas maças do rosto e ao redor dos olhos. A maquilagem deve ser feita em função da menor ou maior oleosidade da pele. Este grupo pertence a maioria das pessoas. A maquilagem exige mais cuidado e é feita em função da menor ou maior oleosidade dessas áreas. Em primeiro lugar faça uma compressa com água de rosas ou de Hamameles no nariz, testa e queixo, para reduzir a oleosidade. Deixe um algodão embebido com um desses líquidos por alguns minutos sobre a pele. Feito isso procure fazer a maquilagem com produtos de boa qualidade e apropriado ao seu tipo. Uma boa sugestão é você usar uma linha apropriada para pele mista.

- Passe em todo o rosto, até o pescoço, a Base Hidratada com movimentos de baixo para cima. A seguir, espalhe uma fina camada de base no tom de sua pele para tirar o brilho das regiões mais oleosas. O Pó de Arroz deve ser translúcido, o Blush, em pó é aplicada apenas nas maças do rosto. A Sombra, também em pó deve ser umedecida para melhor fixação na pele. Terminada a maquilagem, aplique um toque de creme vitaminado nos olhos.

PELE CANSADA

Para mulheres de mais idade, são indicados produtos que brilham, pois escondem o natural cansaço da pele. Limpe todo o rosto com Leite Nutritivo bem gorduroso e espesso, tirando o excesso com algodão levemente embebido em água de rosas. Aplique um creme de estrogênio natural, deixando descansar um pouco. Enxágüe o rosto, secando com uma toalha bem limpa (macia). Esse produto tem a finalidade de dar um toque de juventude à sua aparência. Usar uma loção apropriada para este tipo de pele, friccione levemente um creme hidratante na pele e passe a seguir, base de excelente qualidade para pele seca ou cansada. Tire o excesso com um lenço de papel e passe pó apenas no nariz para eliminar o brilho. Use blush cremoso, ou em bastão e por fim, aplique creme hidratante em volta dos olhos, dando leves batidinhas com os dedos. Depois de pronta a maquilagem, vaporize o rosto com água mineral. Enxugue com um lenço de papel.

PELE NORMAL

A pele normal não exige nenhum tratamento. Os cuidados são destinados apenas para sua conservação. Deve evitar excessos de maquilagem e hidratá-la pela manhã e noite, suavemente com as pontas dos dedos.

- Enxaguar o rosto sem esfregar a toalha e aplicar a loção tônica com uma mecha de algodão.

Pela manhã

1º. - Lavar o rosto com sabonete neutro.

2º. - Enxaguar e aplicar a loção tônica. Durante o dia usar leite hidratante para proteger a pele.

3º. - Antes da maquilagem aplicar creme hidratante, para proteção da pele.

4º. - Duas vezes por semana, depois de limpar a pele, aplicar máscara de Algas Marinhas e creme nutritivo à noite.

PELE OLEOSA

A pele oleosa apresenta poros dilatados, é muito brilhante e gorduroso. Existe nela, um processo de excesso de secreção sebácea, motivando na maioria das vezes por desequilíbrio hormonal ou endócrino. As ansiedades e choques nervosos, desequilibram o sistema glandular. Deve-se evitar alimentos gordurosos, açúcares, condimentos, etc. Deve ser mantida sempre bem limpa. As impurezas penetram com muita facilidade nos poros dilatados provocando o aparecimento de espinhas e de cravos.

A Noite

1º. - Limpar com leite de limpeza.

2º. - Lavar com sabonete neutro.

3º. - Aplicar loção adstringente cremosa, para fechar os poros e reduzir a oleosidade.

Pela manhã

1º. - Lavar o rosto com sabonete neutro.

2º. - Aplicar loção adstringente cremosa.

Durante o dia

1º. - Para proteger a pele, usar hidratante. A pele oleosa precisa ser hidratada.

2º. - Duas vezes por semana, após a limpeza, aplicar uma máscara de preferência sulfurosa, ou clara de ovo batida.

PELE SECA

Ao contrário da pele oleosa, a pele é seca por deficiência de produção das glândulas sebáceas. Não se deve pele seca com pele desidratada, pois a pele seca é por falta de gorduras e não por falta de umidade. A pele seca é esticada, fina e transparente, os poros são praticamente invisíveis. Possui hipersensibilidade aos produtos alcalinos, sabão comum, ventos e sol, etc. Irrita-se facilmente e está sempre sujeita a descamações e rachaduras, por este motivo tem facilidade para enrugar-se precocemente. Deve-se evitar as limpezas freqüentes com produtos alcalinos, excesso de maquilagem e exposição demorada ao sol e vento.

A Noite

1º. - Limpar com creme de limpeza.

2º. - Lavar o rosto com sabonete neutro.

3º. - Aplicar loção tônica, após a loção, aplicar creme nutritivo.

Pela manhã

1º. - Limpar com creme de limpeza.

2º. - Aplicar loção tônica.

Durante o dia

1º. - Usar um creme nutritivo, principalmente antes da maquilagem.

PELE DESIDRATADA

Pele desidratada não é bem um tipo de pele, por quanto qualquer pele está sujeita a desidratação. Este tipo de pele, apresenta-se sem brilho e flácida em conseqüência do desequilíbrio hídrico provocado pela sua incapacidade de reter umidade. Deve-se evitar exposição demorada ao sol, excesso de maquilagem e produtos alcalinos. Neste caso, deve-se usar uma boa linha de tratamento.

A Noite

1º. - Aplicar um creme de limpeza em movimentos rotativos, ascendentes em seguida, tirar com papel absorvente.

2º. - Com suaves palmadinhas passar a Loção refrescante.

3º. - Logo em seguida, com movimentos firmes de dentro para fora, aplicar creme nutritivo de boa qualidade ao redor dos olhos.

4º. - Duas vezes por semana, usar uma máscara hidratante.

Durante o dia

1º. - Usar um creme de limpeza.

2º.- Aplicar loção refrescante.

3º. - Durante o dia usar sempre loção hidratante, para que a pele tenha eletricidade normal.

BASE FACIAL

As bases de maquilagem se compõe de diferentes combinações de cores, óleos e pós que protegem a pele ao mesmo tempo que iluminam e dão cor uniforme à tez.

BASES

BASE LIQUIDA: É a mais popular e pode ser usada para todo os tipos de pele, dá uma cobertura leve e um acabamento sedoso.
Aplicação: Aplique uma pequena quantidade sobre as maçãs do rosto, queixo, nariz e testa e com a ponta dos dedos, espalhe-a suavemente sobre o rosto e pescoço.

BASE BASTÃO: É prática e portátil e se pode usar em todos os tipos de cútis. Dá uma cobertura média e acabamento acetinado.
Aplicação: Passe o bastão em traços curtos sobre as faces, nariz e testa. Espalhe-a suavemente por todo o rosto e pescoço.

BASE BISNAGA: É uma combinação extraordinária de base e pó em um só produto. Pode ser usada para todos os tipos de cútis exceto a "seca madura", e é especialmente indicada para a cútis oleosa e mista. Dá uma cobertura completa e um acabamento mate aveludado.
Aplicação: Ponha uma boa quantidade de base na ponta dos dedos e aplique-a sobre as faces, queixo, nariz e testa. Espalhe-a suavemente por todo o rosto e pescoço.

NOTA: Todos os movimentos devem ser ascendentes.

BASE COMPACTA: É de longa duração, ideal para cútis normal, oleosa e mista, é excelente nos climas quentes. Dá cobertura máxima e um acabamento mate aveludado.
Aplicação: Umedeça uma esponja ou um algodão com água. Passe-o sobre a base e aplique-a uniformemente sobre o rosto e pescoço.

PÓ FACIAL

O pó facial é usado para fixar a base e dar-lhe um acabamento mate. Vem nos tons de cútis que harmonizam com as cores das bases. Também existem os tons translúcidos.

PÓ FACIAL: É leve e dá uma cobertura delicada e um acabamento mate natural. Os tons translúcidos não dão colorido nem mudam a cor base. Quanto mais se usa, mais mate será o acabamento. Perfeito para todo o tipo de pele e todas as bases.
Aplicação: Aplique-o com uma esponja ou algodão sobre todo o rosto e pescoço. Remova os excessos, usando sempre os movimentos para baixo.

PÓ COMPACTO: É pó e base ao mesmo tempo. Pode ser usado sobre um umectante, é para a mulher que deseja um mínimo de maquilagem. Dá uma cobertura média, com um acabamento mate aveludado. Excelente para retocar a maquilagem. Para todos os tipos de cútis e sobre todas as bases.
Aplicação: Passe a esponja ou algodão suavemente sobre o pó e pressione-o sobre o rosto. remova os excessos.

REALCES

Os realces são ótimos para a maquilagem e podem projetar e dissimular traços. Remodela os contornos e muda os tons de pele de maneira mais natural.

RUBOR: - (rouge), usa-se para que a cútis pareça radiante e saudável, o que não é possível com a base e o pó. Pode ser aplicado nas maçãs do rosto, testa e sobre o rosto. O rouge vem em forma de líquido, compacto, creme bastão, em vários tons. Pode ser usado para qualquer tipo de base.
Aplicação: Líquido ou cremoso, aplique em três pontos, formando um triângulo sobre as maçãs do rosto. Esfume-o para cima e para fora, sem ultrapassar a extremidade exterior da sobrancelha, nem mais abaixo da ponta do nariz.

COMPACTO: - Aplique sobre as faces, queixo, testa ou em qualquer parte onde se deseja um pouco de rubor.

BASTÃO: - Aplique sobre as faces, queixo, testa ou em qualquer parte onde se deseje um aspecto radiante e saudável. Esfume-a com as pontas dos dedos.

BRONZEADOR: - Usado para dramatizar e dar profundidade ou a ilusão de um bronzeado. Vem em bastão com diversas cores. Usado para dissimular feições individuais e contornos proeminentes. Aplicação: Sobre as faces, queixo, testa ou em qualquer parte onde se deseje um tom bronzeado. Esfume-o com as pontas dos dedos.

REGRAS GERAIS PARA CORES

1º. - Quando escolher uma base para o "dia", é melhor que seja parecida com a cor natural da pele. Para a "noite", um tom mais escuro.

2º. - Se a cútis tem um aspecto avermelhado, é necessário que a cor seja em tons de bege ou com uma maquilagem corretiva.

3º. - Se a cútis tem aspecto macilento ou murcho, deve mudar-se para tons mais quentes, bases em tons rosados, ou com uma maquilagem corretiva.

CORREÇÕES PARA REMODELAR OS CONTORNOS FACIAIS

Existem seis formas de rostos. Para determinar a forma do rosto, repuxe o cabelo para trás e olhe diretamente para o rosto. Trace uma linha oval, imaginária, em redor; qualquer parte que sobressaia da linha oval deve ser sombreada. Os que não preenchem a figura, devem ser realçadas, as partes que necessitam mais cor, devem ser ruborizadas. A forma é considerada a mais perfeita.

Para "iluminar ou realçar" bases claras. Branco e bege.

Para "escurecer ou diminuir" base escura. Café, bronze, cobre.

Para "ruborizar" cores quentes, Rosado, pêssego, âmbar.

TÉCNICAS PARA REMODELAR O NARIZ

I - Nariz Comprido: - Para encurtá-lo, sombreie a base e a ponta do nariz e esfume com sombra escura.

II - Nariz Curto: - Para torná-lo mais comprido, aplique uma linha fina no comprimento do nariz até a ponta, e esfume suavemente para os lados.

III - Nariz Largo: - Para fazê-lo mais estreito, sombreie os lados do nariz. Esfume bem para evitar uma linha de demarcação.

IV: - Nariz Torto: - Para endireitá-lo, aplique uma linha reta desde o extremo superior do nariz até a ponta ou antes desta. Esfume bem.

TÉCNICAS PARA REMODELAR SOBRANCELHA

Para dar forma correta às sobrancelhas a linha da sobrancelha deve começar diretamente acima do canto interno do olho. O ponto mais alto do arco da sobrancelha está em cima da borda exterior da pupila. A sobrancelha termina sempre sobre um ângulo de 45' medido a partir da base do nariz, passando pelo extremo exterior do olho. A sobrancelha deve começar e terminar no mesmo nível.

TÉCNICA PARA OS OLHOS

I - Olhos Fundos: - Para destacá-lo, desenhe uma linha fina com uma cor clara, debaixo da sobrancelha. Esfume um tom escuro (café) sobre a arcada óssea abaixo da sobrancelha. Use um tom claro sobre as pálpebras.

II - Olhos Juntos: - Para separá-los acentue os cantos exteriores. Comece a sombra no centro da pálpebra e esfume-a para fora. Aplique uma cor clara nas bordas exteriores da pálpebra e debaixo da sobrancelha. Desenhe uma linha, começando a um centímetro do extremo interior e prolongando-a até ultrapassar apenas o extremo exterior do olho.

III - Olhos Proeminentes: - Para que pareçam menos proeminentes, aplique um tom claro sobre a arcada óssea debaixo da sobrancelha. Sobre as pálpebras, use um tom escuro (café). Com um tom mais claro, trace uma linha fina debaixo da sobrancelha. Sombreie com tons escuros, para diminuir ou suavizar os olhos. Sombreie com tons claros, de sombra, para criar a ilusão de olhos grandes.

MÁSCARA PARA OS OLHOS

É usada para que os cílios pareçam mais escuros, mais fartos, mais compridos. Vem em aplicador especial em espiral ou escova.
Aplicação: Aplique-a sobre os cílios superiores começando de baixo para cima. Siga o procedimento inverso para cílios inferiores.

CÍLIOS ARTIFICIAIS: - Os cílios vêm em muitos estilos, formas e tons que se harmonizam com a do cabelo.
Aplicação: Ponha os cílios sobre o dorso do dedo polegar, pressione-os até aderir. Os cílios devem seguir a curvatura do dedo com os pelos para cima.

2º. - Segure os cílios com aplicador e aplique o adesivo com o palito, traçando uma linha ao longo da base.

3º. - Olhando-se no espelho e usando a seta do aplicador como guia para centralizar os cílios, coloque-os o mais próximo possível da base de seus próprios cílios. Solte os cílios e remova o aplicador, deixando os cílios em posição, pressione a base com os dedos para firmá-lo.

CÍLIOS PARA PÁLPEBRAS INFERIORES: - Segure os cílios pelo centro com uma pinça e aplique o adesivo na base com ajuda do palito. Coloque-os debaixo de seus cílios inferiores o mais próximo possível da base. Lembre-se que os cílios para pálpebras inferiores se curvam para baixo, ao contrário dos cílios superiores.

TÉCNICA PARA OS LÁBIOS

A beleza dos lábios depende da arte de aplicação do "Batom"

I - Boca Grande: - Cubra a linha natural dos lábios com uma base de maquilagem. Fixe o pó facial. Faça o contorno dos lábios dentro da linha natural, usando um tom pálido, recubra com um tom ligeiramente escuro.

II - Boca Pequena: - Cubra a linha natural dos lábios com uma base de maquilagem. Fixe com o pó facial. Torne-a maior delineando-a fora da linha natural dos lábios com um tom escuro. recubra com um tom mais claro.

III - Lábios Finos: - Cubra a linha natural dos lábios com uma base de maquilagem. Fixe com pó facial. Desde os cantos da boca delineie os lábios fora da linha natural com um tom escuro. Recubra com um tom mais claro.

CORES QUE SE HARMONIZAM

Vermelho: - Branca, bege, marrom, turquesa.
Verde: - Branca, bege, marrom.
Preto: - Branca, bege, verde, azul-claro e pastel.
Rosa: - Branca, bege, rosa, marrom.
Turquesa: - Branca, bege, marrom.
Roxo: - Branca, bege, marrom, lilás.
Azul: - Branca, bege, marrom, azul.
Amarelo: - Branca, bege, marrom, azul.
Cinza: - Acinzentado e cores variadas.
Branco: - Branco, bege, marrom, verde, lilás, turquesa e todas as cores.
Marrom: - Branca, bege, azul-claro, verde, rosa e vermelho.
Dourado: - Preto, bege, marrom.
Laranja: - Branca, bege, marrom, turquesa.
Prateado: - Prateado.

POSTS RECOMENDADOS

0 comentários

Modest Fashion Network

Curta no Facebook

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck