Foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade... Meu look no Dia do Gaúcho

quinta-feira, outubro 27, 2016

O 20 de Setembro é a data em que comemoramos o dia do gaúcho riograndense - pois existem o argentino e o uruguaio, os três com a mesma cultura, mesmos hábitos etc. Tal se dá porque em 20 de Setembro de 1835 bravos heróis riograndenses iniciaram a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, uma sangrenta guerra civil contra a tirania da regência que ocupava a Corte durante a menoridade do Imperador e que taxava exageradamente os produtos do Rio Grande, aviltando nossa honra e prejudicando nossa economia e nosso modo de vida. 

Liderados pelo General Bento Gonçalves, a quem homenageamos - junto com São Bento e o Papa Bento XVI - pondo seu nome em um de nossos filhos, os guerreiros farroupilhas travaram combate começando por Porto Alegre, capital da Província, e estenderam a luta por todos os campos do Rio Grande do Sul por dez anos, findando a guerra com um acordo de paz em que o Império se comprometia a atender os pedidos dos gaúchos. Durante a guerra, o Rio Grande declarou independência do Brasil e se constituiu em um país próprio e separado, com seu governo, suas leis e seu exército.

Celebramos, todos os anos, essa data máxima do gauchismo brasileiro, com a Semana Farroupilha, a qual culmina no 20 de Setembro, quando desfiles militares e de cavalarianos gaúchos vestidos a caráter são feitos em todas as cidades de nosso Estado. É até mesmo feriado no RS, a nossa data máxima.

Eu moro na cidade de Piratini, justamente naquela que foi a primeira capital do novo país de breve existência, a República Riograndense. Aqui, portanto, tudo o que festejamos no 20 de Setembro fala mais alto. As pedras de nossas ruas foram aquelas nas quais pisaram Bento Gonçalves e outros heróis, políticos e militares. Muitas das casas dos personagens principais da guerra estão preservadas até hoje. O Palácio de Governo, o Ministério da Guerra, tudo está aqui. E de tudo nos orgulhamos.

Confere meu look no último desfile do 20 de Setembro, em trajes modernos, mas bem inspirados no mais puro gauchismo:

20 de Setembro


20 de Setembro

Aqui, a Maria Luiza, a Theresa, a minha sobrinha Maria Laura, e a Maria Antônia. Como vocês sabem, exceto obviamente a minha sobrinha, as outras são minhas filhas.


20 de Setembro

20 de Setembro

Dando uma esfriadinha, coloquei um pala por cima. Esse, ainda que bem do nosso estilo riograndense, é um poncho da Zaful, que eu mostrei aqui.

20 de Setembro

20 de Setembro

Aqui estou com a minha filha Theresa.



20 de Setembro

Aqui a Theresa e a Maria Antônia com a prima Maria Laura,


E esse é o Rafael, meu marido, delegado de Polícia, e um autêntico gaúcho!


Enfim, aqui estou com a Maria Luiza, minha filha mais nova.




20 de Setembro

E não esquece de me seguir no Bloglovin e no Instagram.



POSTS RECOMENDADOS

0 comentários

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck