Ser cortês

sábado, abril 24, 2010


Ser cortês é a primeira manifestação da caridade. Por isso, na vida cotidiana e em sociedade devemos ser gentis e usar sempre de boas maneiras. Mas as nossas "maneiras" estão ligadas ao que efetivamente somos. Por isso para sermos realmente educados, é preciso nos educarmos como seres humanos, o que engloba mais do que o conhecimento de regras de boas maneiras, do que o conhecimento de "etiquetas". Aprender somente as "etiquetas", como "artifícios" para a hora da entrevista de emprego não nos torna educados. É por esta razão que o Vida em Sociedade engloba, além dos principais conceitos de boas maneiras, algumas informações introdutórias sobre virtudes humanas e cristianismo. A fé que temos sustenta e orienta nossos valores, nossos valores modelam nossas virtudes e delas decorrem as razões para as boas maneiras.

Como o Cristão deve ver as Boas Maneiras na Vida Cotidiana?

"Boa parte da nossa vida está composta de pequenos encontros com pessoas que vemos no elevador, na fila do ônibus, na sala de espera do médico, no meio do trânsito da cidade grande ou na única farmácia da cidadezinha onde vivemos... e ainda que sejam momentos esporádicos e fugazes, são muitos por dia e incontáveis ao longo de uma vida. Para um cristão, são importantes, porque são ocasiões que Deus lhe dá para rezar por essas pessoas e mostrar-lhes o seu apreço, tal como deve suceder entre os que são filhos de um mesmo Pai. Fazemos isso normalmente através desses pormenores de educação e de cortesia que temos habitualmente com qualquer pessoa, e que se transformam facilmente em veículos da virtude sobrenatural da caridade." Fernández-Carvajal, Coleção "Falar com Deus" volume 3,Tempo Comum(1) Semanas I a XII, pag. 33.

POSTS RECOMENDADOS

1 comentários

  1. Ai! Eu quero tanto esta coleção... mais tanto...

    De fato, a gentileza é um gesto que cativa o outro, que faz com o outro veja que pode confiar em vc. Penso que um bom líder deve saber ser cortês sem perder a rigidez.

    Adorei!

    ResponderExcluir

Modest Fashion Network

Moda e modéstia

Estou no Instagram @aline.brodbeck